Seminário é Boa Notícia!

Tiago Samuel foi instituído acólito em Lamego

Na vida de Tiago Samuel Miranda Fonseca, de Santiago de Piães-Cinfães, Diocese de Lamego, cumpriu-se mais uma etapa da sua caminhada vocacional, rumo ao sacerdócio ministerial: a instituição de acólito. Ele é seminarista da etapa da Configuração II, do Seminário Interdiocesano de São José, e frequenta o 5º ano do Mestrado Integrado em Teologia na Universidade Católica Portuguesa.

Continuar a ler

  • Visualizações: 268

Formação complementar da Configuração II em Pastoral Prenitenciária

 «“Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? Quando te vimos peregrino e te recolhemos, ou nu e te vestimos? E quando te vimos doente ou na prisão, e fomos visitar-te?” E o Rei vai dizer-lhes, em resposta: “Em verdade vos digo: Sempre que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim mesmo o fizestes”» (Mt 25, 37-40).

No passado dia 29 de novembro, a etapa da Configuração II teve a oportunidade de ter um momento de formação complementar com o Pe. João Miguel Torres Campos, responsável pela assistência aos Estabelecimentos Prisionais de Braga e Guimarães, em Priscos onde é pároco.

Continuar a ler

  • Visualizações: 207

Visita de D. António Luciano (Bispo de Turno)

Na terça-feira, dia 28 de novembro, a comunidade do Seminário Interdiocesano de S. José alegrou-se com a visita do Bispo de turno deste ano letivo, D. António Luciano. Na sua visita, o Senhor Bispo celebrou a Eucaristia com toda a comunidade, jantou com os seminaristas e equipa formadora. Além disso, também reuniu com a equipa formadora a propósito do ano formativo. Assim, agradecemos a sua visita e ansiamos pela próxima visita à nossa comunidade.

  • Visualizações: 283

Eduardo Abrantes defendeu dissertação sobre Iconografia e simbolismos de Nossa Senhora

O Eduardo Abrantes, estagiário da Diocese de Viseu, para concluir a sua formação académica, defendeu a sua tese no passado dia 11 de outubro de 2023, na Universidade Católica de Braga, com o título ICONOGRAFIA E SÍMBOLISMOS DE NOSSA SENHORA. Uma leitura da arte a partir da Escritura, da Tradição, do Magistério e da Liturgia da Igreja, que teve como orientador o Cónego José Paulo Abreu. O tema é pertinente e interessante. De fato, falar de Maria no contexto teológico é importante para esclarecer os leitores sobre quem é Maria nas nossas vidas.

Neste dia, fizeram-se presentes os pais do Eduardo, da paróquia de Cunha Baixa-Mangualde, o seu Pároco, Pe. Paulo Domingues, e o vigário paroquial Pe. João Martins. Também compareceram os padres José Bento e Cristovão Cunha, comunidade de presbíteros que acolhe o Eduardo no atual estágio pastoral em Arões. Acompanharam o Eduardo nesta ocasião os elementos da comundiade do Seminário Interdiocesano de São José e os companhaieros de caminhada para o presbiterado.

A defesa deste trabalho obteve bons êxitos, sendo-lhe atribuída a classificação de 16 valores.

  • Visualizações: 879