Etapa da Configuração II visita o Mosteiro de São Bento de Singeverga

 conf2 singeverga 3

No passado dia 27 de maio, os seminaristas da Configuração II, acompanhados pelo seu formador, Pe. António Jorge, visitaram o Mosteiro de São Bento de Singeverga, da ordem religiosa beneditina, situado na freguesia de Roriz, município de Santo Tirso, distrito do Porto. Estes estiveram com o Dom Abade Bernardino Costa e o Monge Prior Luís Aranha.

Este encontro enriquecedor teve como tema a hospitalidade, o seu acolhimento, vivência e importância. Esta é deveras importante para o discernimento e para o diálogo, decorre no Mosteiro durante todo o ano para pessoas de qualquer idade, independentemente da sua condição social ou vivência religiosa, destinada para quem quer rezar, mas também para aqueles que procuram a sua vocação. Por vezes, a hospedagem consiste apenas em aproveitar o silêncio do Mosteiro ou até mesmo para o repouso.

Este apostolado do Mosteiro está presente nas Palavras de Jesus “Vinde e vereis” (Jo 1, 39), sendo necessário ir ao Mosteiro, ver, contemplar, experienciar este ambiente de paz propício para escutar a voz de Deus.

Esta visita contou com a contemplação da arte espiritual e litúrgica que ali se faz, assim como os trabalhos que os monges fazem para sustentar a sua casa. Rezámos com eles e tomámos parte na sua refeição.

conf2 singeverga 2

conf2 singeverga 4

conf2 singeverga 1

  • Visualizações: 440