Configuração II participa na Jornada Nacional do Diaconado Permanente

jndp2024conf2

No passado dia 25 de abril, os seminaristas da Configuração II, juntamente com os formadores Pe. António Jorge e Pe. José António Machado, participaram na Jornada Nacional do Diaconado Permanente, que decorreu no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima.

O encontro esteve subordinado ao tema “Desafios sociais na missão do diácono” e contou com a participação de cerca de 100 diáconos de todo o país, muitos deles acompanhados das suas esposas. Além dos momentos de oração em comum, com as Laudes e, ao final da manhã, a Eucaristia presidida por D. Vitorino Soares, decorreu um painel de partilha de testemunhos, aprofundados numa tarde de workshops. Nesses momentos, foi possível ouvir o testemunho do ministério diaconal em diversas realidades – nas IPSS, nas escolas, nas prisões, nos hospitais e junto dos migrantes e refugiados.

Para além da colaboração na parte logística do evento, esta foi uma oportunidade de formação complementar para os seminaristas. Foi particularmente importante tomar contacto com os testemunhos dos diáconos na vivência do múnus específico do seu ministério, o serviço da caridade. As pistas de reflexão que brotaram deste encontro mostram, por um lado, a riqueza do serviço diaconal na dimensão social da missão da Igreja e, por outro, o muito que ainda há a fazer dada a vastidão do campo de missão.

CEVM JNDP2024 39

Ver album de fotos

                 

  • Visualizações: 441