Festa do Padroeiro. Acolher e olhar para a figura de São José
No passado dia 23 de março, a comunidade do Seminário Interdiocesano alegrou-se com a presença dos bispos de Guarda, Lamego e Viseu, e administrador diocesano de Bragança-Miranda, a propósito da celebração da Solenidade de São José, padroeiro do Seminário . Na celebração eucarística, realizada na capela Imaculada Conceição, sob a presidência de D. Manuel Felício, bispo da Guarda, aclamaram-se e cantaram-se os louvores a São José, enquanto protetor da Igreja e, em especial, do Seminário.
-
festa-s-jose-2022 1
-
festa-s-jose-2022 10
-
festa-s-jose-2022 11
-
festa-s-jose-2022 12
-
festa-s-jose-2022 13
-
festa-s-jose-2022 14
-
festa-s-jose-2022 15
-
festa-s-jose-2022 16
-
festa-s-jose-2022 17
-
festa-s-jose-2022 18
-
festa-s-jose-2022 2
-
festa-s-jose-2022 3
-
festa-s-jose-2022 4
-
festa-s-jose-2022 5
-
festa-s-jose-2022 6
-
festa-s-jose-2022 7
-
festa-s-jose-2022 8
-
festa-s-jose-2022 9
Na Homilia, o prelado desafiou os seminaristas a acolherem e olharem para figura de José, lembrado como "homem na sombra", mas próximo da condição de cada um; homem discreto, mas eficaz, na proteção que dispensou a Maria e a Jesus, e agora na que está a dispensar à Igreja universal e, em particular, ao Seminário Interdiocesano. Comentando a liturgia da Palavra escutada, D. Manuel interpelou os presentes a contemplar “Deus que está perto de nós e nos escuta sempre que O invocamos". Esta é uma experiência a repetir constantemente na vida pessoal, a vivência de sentir a proximidade do Senhor, essa experiência de encontro e proximidade com o Senhor que tem que se ter sempre presente e comunicar aos outros. Olhando o Evangelho, a comunidade foi desafiada a viver a vocação de discípulos, sendo que, para isso, é preciso “completar a Lei, experimentando como a pessoa de Cristo é realmente o pleno cumprimento da Lei, pois tomou como única Lei da sua vida a obediência ao Pai. Para nós, a única Lei que conta é o seguimento de Cristo como seus discípulos, que somos desde o nosso Batismo, embora tal identidade esteja longe de ser plenamente cumprida na nossa existência". O prelado terminou este momento invocando a proteção de São José, que com coração de pai acolheu e protegeu Maria e Jesus, para o Seminário Interdiocesano.
Para esta celebração, privilegiou-se a presença dos vigários gerais das dioceses que constituem o Seminário, e seus representantes ligados ao acompanhamento do clero, assim como dos sacderdotes que colaboram no serviço da direção espiritual do Seminário.
No final, houve uma refeição fraterna, proporcionada ao Seminário pela Cooperativa da Arquidiocese de Braga, à qual a comunidade deixou o seu agradecimento.
- Visualizações: 933